segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Linhaça


A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, por conter em sua composição, nutrientes que podem diminuir o risco de algumas doenças com o uso contínuo do alimento. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostagalndinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alívia os sintomas do período pré-menstrual. Além disso, está presente na semente de linhaça um fitoquimico chamado lignanas, que é parecido com o estrogênio. Isso confere propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Por causa dos óleos Ômega 3 e 6, a semente auxilia na modulação imunológica e na diminuição do risco de arterosclerose. A grande quantidade de fibras ajudam na função intestinal e no controle ga glicemia.
Informação Nutricional em15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Diferenças entre a linhaça marrom e a dourada:
A linhaça dourada vem de climas frios, normalmente ela é importada, por isso o seu preço é tão superior ao da semente marrom, que adaptou-se perfeitamente ao nosso clima, sendo produzida aqui, tornando-se mais barata. A cascada semente dourada é mais macia que a da semente marrom. Tem quem diga que ela possue um sabor mais suave, mas quanto a composição elas são exatamente iguais. Entãotanto faz, marrom, dourada, no pão ou no suco, o que vale mesmo é cair dentro dela! Mas lembrem-se não é a quantidade que vai trazer algum benefício e sim o seu uso contínuo!
Modo de consumir:
A semente deve ser moída, pois ela possue uma casca muito dura portanto de difícil digestão. Após muída a farinha pode ser utilizada de diversas maneiras, como em iogurtes, pães, saladas, sucos, bolos, ou como a sua criatividade mandar!! Mas lembre-se, se não forem utilizar todo o pó, coloque-o num recipiente fechado e mantenha-o sob refrigeração.

3 comentários:

Giselle Pimentel Guimarães disse...

Marina, é verdade que temos que torrar a linhaça antes de moer??
beijos

Marina de Melo Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina de Melo Coelho disse...

Giselle, quanto a sua pergunta não achei nada a respeito. O que você pode fazer é colocar as sementes de molho em água, para que elas fiquem mais moles e depois tritura-las no liquidificador ou processador. Lembre-se sempre de guardar o pó na geladeira, para que a linhaça não perca suas propriedades.
Beijos
26 de Fevereiro de 2008 19:41